Avançar para o conteúdo principal

Desabafos em tempos de Covid #4

 Olá a todos! Aqui estou eu para o quarto, e provavelmente último, texto desta nova saga. Neste texto quero fazer-vos um ponto de situação sobre o ensino à distância, o covid, a minha saúde mental e livros, por isso, se estiverem interessados em saber mais sobre estes tópicos, é só continuarem a ler. 

Então vamos lá a isto. Começo por dizer que fiquei muito satisfeita com o plano de desconfinamento apresentado pelo senhor primeiro ministro no dia 11 de março. Sei que muitas pessoas também gostaram, outras nem tanto mas, verdade seja dita, há sempre alguém que nunca está contente com nada, mas é lidar. O discurso do PM ao declarar o plano de desconfinamento surgiu quase como uma luz ao fundo do túnel, no sentido em que, okay, há esperança. Vai ser uma jornada longa e demorada mas eu só espero que valha a pena e que as pessoas não comecem a abusar e estraguem tudo o que conseguimos, com muito esforço, até agora. Estou há quase seis semanas em ensino à distância e, por um lado, começa a custar, mas também não posso dizer que não está a correr bem. Como eu frequento o ensino secundário, só vou voltar dia 19 de abril, se não acontecer nada em contrário, por isso, ainda tenho um tempinho para organizar a minha vida. Outra coisa que soube como uma lufada de ar fresco, foi o facto de já terem declarado que os exames não são obrigatórios... Vocês não sabem o quão aliviada fiquei! Desde que começou este ano letivo que me questionava e que estava ansiosa por perceber se a logística dos exames ia ser como foi em 2020... e parece que sim! Fico feliz que o ministério da educação tenha tido a consciência de que a nossa motivação em EAD não é tão grande como em regime presencial logo, os resultados, se o método de avaliação fosse o normal, iam ficar aquém das expectativas.

Tenho de admitir que na última semana estive muito bem. Senti-me muito bem, motivada e entusiasmada. Tem corrido tudo demasiadamente bem e eu só posso estar grata porque, finalmente, encontrei o equilíbrio, encontrei algumas respostas. Não querendo deitar foguetes antes da festa e sabendo que as coisas podem mudar de um dia para o outro, porque adolescência, limito-me a viver um dia de cada vez e a agradecer. Afinal, estar em casa, não é assim tão mau. Muitos de nós, estudantes, queixamo-nos por ter aulas, depois estamos de férias e queixamo-nos por estar de férias, nunca há um consenso, por isso o melhor é aceitar o que universo nos dá. 

E por fim, falo-vos sobre livros. Já devem ter reparado que estou completamente viciada na série Bridgerton. Vocês devem pensar que eu não faço mais nada da vida para além de ler, mas eu garanto-vos que estão redondamente enganados porque eu só tenho lido ao final da tarde e é nessa altura que... pronto, dou cabo de um livro de trezentas páginas. Mas agora falando a sério, se não leram, convido-vos a ler as minhas reviews e a deixarem-se levar por este universo mágico da literatura e dos livros da Julia Quinn. A propósito disso, não sei se sabem mas eu faço parte dos voluntários da leitura da minha escola e a segunda semana de março foi a semana da leitura e, por isso, eu e outros dois colegas meus voluntários "invadimos" uma aula de uma turma de oitavo ano e falámos da nossa experiência enquanto voluntários e também enquanto leitores. Foram trinta minutos muito bons porque os alunos estavam realmente curiosos e interessados e acabou por ser um momento muito bom. Fiquei surpreendida porque encontrar alunos do oitavo ano interessados em livros (e até em ver o meu blog) costuma ser raro! Por isso fiquei muito feliz e foi uma forma de acabar a semana em grande!

E pronto, acho que vou ficar por aqui. Espero que tenham gostado desta saga e que comentem e partilhem nas redes. Fica aqui já prometido que, quando voltar ao ensino presencial, escrevo um texto a explicar como foi e se correu como esperado. Até lá, fiquem bem e cuidem-se. Amanhã sai uma nova review, por isso, até lá. 

Um beijo. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Acabei o Curso, e Agora?

 No passado mês de julho, terminei a minha licenciatura em Comunicação e Media pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Desde então, enviei muitos currículos, seja para trabalhos na minha área ou não. Embora eu acredite que termos um diploma e um curso superior nos abre mais portas e oferece mais oportunidades a nível de carreira, também sei ser realista e reconhecer que nada nos garante que vamos ter emprego na nossa área de formação imediatamente depois de terminarmos o curso. Sei que o meu ponto de vista não é consensual, mas a verdade é que o dinheiro não cai do céu e é sempre bom ter um plano B quando o plano A não corre como esperamos. Porque, de qualquer forma, tenho de trabalhar. Também decidi não fazer mestrado exatamente por isso; porque quero ganhar experiência profissional e independência financeira. Não tenho medo de trabalhar nem vergonha de aprender coisas novas. Também não serei a primeira pessoa a trabalhar em algo que não é pro...

Contrakapa

O Contrakapa é um podcast sobre livros e leituras realizado por estudantes do meu curso e no qual eu participei ao longo da minha licenciatura. É um projeto que, com o passar do tempo, se tornou muito especial e importante para mim, por isso, e antes de ir para estágio, decidi dedicar-lhe este texto. O podcast está disponível no Spotify, basta escreverem Contrakapa na barra de pesquisa, mas vou deixar no final deste texto um link onde também estão disponíveis todos os episódios, caso queiram ouvir. Neste texto, vou falar um pouco sobre a minha participação neste projeto e explicar os motivos que me fazem gostar tanto dele, por isso, se tiverem interesse, continuem a ler.  Começo por dizer que nunca gostei da minha voz, e quem me conhece sabe isso. Antigamente, nunca ouvia as mensagens de voz que enviava aos meus amigos porque ouvir a minha voz me fazia imensa confusão. Nunca tive uma dicção perfeita e cheguei até a andar na terapia da fala para tentar corrigir isso. Quando andava n...

Review - Livros de Leslie Wolfe

Em primeiro lugar, devo avisar que este artigo é maioritariamente direcionado para as pessoas que, tal como eu, gostam de ler. Caso não gostem de ler mas estejam interessados de conhecer a história por detrás destes livros ou gostem deste tipo de conteúdo então convido-vos também a continuar a ler. Escolhi estes três livros da Leslie Wolfe para serem os protagonistas da minha primeira review aqui no blog. Para começar: Quem é Leslie Wolfe? Leslie Wolfe é uma escritora norte-americana cujos livros se tornaram bestsellers e cujo trabalho tem sido elogiado pelos leitores e pela crítica, desfrutando de um sucesso e reconhecimento crescentes, com solicitações diversas, incluindo da indústria cinematográfica de Hollywood. Os romances de Leslie quebram o molde dos thrillers tradicionais, surpreendendo pela notável compreensão da natureza humana e pela forma invulgar como retratam os ambientes, as situações e as personagens. O meu primeiro contacto com a autora foi através do livro "A rap...