O fim do ano aproxima-se e, por isso, decidi que era altura de vir aqui partilhar convosco a lista de livros que li ao longo deste ano de dois mil e vinte e um. Se seguem a página de instagram do blog desde que janeiro, sabem que o objetivo para este ano era ler quarenta livros. Em dois mil e vinte, li trinta livros e, este ano, decidi desafiar-me e aumentar esta meta. E consegui. Mas não li quarenta. Li quarenta e sete. Podia ter chegado aos cinquenta? Com certeza, ainda faltam algumas semanas para o ano acabar... Mas com o início das aulas fiquei com o meu tempo ligeiramente limitado e, consequentemente, fiquei com menos vontade de ler e também não queria forçar. Forçarmos uma leitura é das piores coisas que podemos fazer e, mais para o final da lista que vou partilhar a seguir, vão perceber que houveram livros que eu comecei a ler mas não acabei porque a leitura não fluiu como eu gostaria e como, naturalmente, era suposto. Por isso, se estão interessados em conhecer os títulos e os autores de todos os livros que li este ano, basta continuarem a ler! No final deste texto, vou também partilhar quais é que foram os livros que mais me marcaram e mais mexeram comigo, no decorrer deste ano. Espero que gostem!
1. Dois Guardam Um Segredo (Karen M. McManus)
2. Os Maias (Eça de Queiroz)
3. A noite está a chegar (Robert Bryndza)
4. A vinha do anjo (Sveva Casati Modignani)
5. A queda (Albert Camus)
6. Crónica de Paixões e Caprichos (Julia Quiin)
7. Peripécias do Coração (Julia Quiin)
8. Amor e Enganos (Julia Quiin)
9. A Grande Revelação (Julia Quiin)
10. Para Sir Philip, com amor (Julia Quiin)
11. A Bela e o Vilão (Julia Quiin)
12. Aquele beijo (Julia Quiin)
13. A caminho do altar (Julia Quiin)
14. Os Bridgerton : Felizes para sempre (Julia Quiin)
15. Amor Cruel (Colleen Hoover)
16. Indomável (Glennon Doyle)
17. Verity (Colleen Hoover)
18. Um, dó, li, tá (M. J. Arlidge)
19. 9 de Novembro (Colleen Hoover)
20. Minha Sombria Vanessa (Kate Elizabeth Russel)
21. A ilusão de Merit (Colleen Hoover)
22. A Rapariga do Fim (Leslie Wolfe)
23. Confesso (Colleen Hoover)
24. Um dia do nosso para sempre (Maria Cunha e Silva)
25. Adultério (Paulo Coelho)
26. Apartamento Partilha-se (Beth O'Leary)
27. Layla (Colleen Hoover)
28. Estou a ver-te (Claire Mackintosh)
29. A Terceira Índia (Íris Bravo)
30. A Nova Índia (Íris Bravo)
31. À Morte Ninguém Escapa (M. J. Arlidge)
32. Sempre Tu (Colleen Hoover)
33. Almas Gémeas (John Marrs)
34. A Troca (Beth O'Leary)
35. A Mulher Entre Nós (Greer Hendricks & Sarah Pekkanen) - Não acabado
36. A Certeza do Acaso (Margarida Rebelo Pinto) . Não acabado
37. Isto Acaba Aqui (Colleen Hoover)
38. Tudo Sobre Ti (Melissa Hill)
39. Lola (Cátia Vieira)
40. A Rapariga Da Rosa (Leslie Wolfe)
41. O Silêncio das Águas (Bittainy C. Cherry)
42. Um Pedacinho De Céu (Julia Quiin) - Não acabado
43. Eu, Malala (Malala Yosafzai) - Não acabado
44. A Empregada (Laura Amy Shlitz)
45. Raparigas Como Nós (Helena Magalhães)
46. Ferozes (Helena Magalhães)
47. Se me amas, não te demores (Raul Minh'alma)
Como devem calcular é díficil escolher, diante desta lista enorme, um livro em específico que me tenha marcado especialmente, por isso, e para acabar este texto em grande, vou apenas dar um especial destaque aos três que mais me marcaram e que, sem dúvida nenhuma, recomendo que todos leiam.
Em primeiro lugar, o inigualável "Amor Cruel" da inigualável Colleen Hoover. É um livro tão intenso mas tão bonito que me vi obrigada a lê-lo duas vezes seguidas este ano. É uma história que acaba por ser triste mas prova que o amor tem o poder de curar feridas, mesmo parecendo elas incuráveis e demasiado frágeis para cicatrizar. Faz doer o coração mas transmite esperança e é tão bom...
Em segundo lugar, "O Silêncio das Águas" de Brittainy C. Cherry. Todos me disseram que eu ia chorar no final desse livro e não é que chorei mesmo? Salvo raras exceções, não costuma acontecer mas neste caso foi inevitável... Sem dar muitos spoilers, porque este livro é mesmo de leitura obrigatória, a meu ver, a mensagem que nos transmite é basicamente que nunca deixemos que ninguém, nem mesmo os nossos pais ou um namorado, nos tire a voz! Todos temos voz neste mundo, todos temos algo para dizer e partilhar, mesmo que por vezes as circunstâncias pareçam impedir. Nunca se esqueçam disto e façam o favor de ler este livro!
Por fim e não menos importante, temos a fantástica "Lola" da singular autora Cátia Vieira. Este livro é um retrato puro e duro de uma pessoa que vive constantemente atormentada pela ansiedade. Para quem, como eu, não sofre desse problema, acaba por ser um balde de água fria e uma chapada de luva branca porque, pelo menos no meu caso, foi essencial para entender certas e determinadas coisas. Mas sobretudo tem um final feliz e isso deixou-me de lágrimas nos olhos e coração cheio.
Este texto já está, certamente, enorme, por isso não me vou alongar mais. Aproveito só para acrescentar que a lista de livros a ler em dois mil e vinte e dois já está a crescer! Por agora é tudo, espero que tenham gostado, que fiquem bem e partilhem este texto para ajudar o blog a chegar a mais pessoas.
Um beijo e até breve.
- Carina Subtil
Comentários
Enviar um comentário