Avançar para o conteúdo principal

Livros Lidos em 2023

Falta um dia para o ano acabar, por isso hoje venho falar-vos dos livros que li este ano. A minha meta inicial de leitura eram sessenta livros mas, infelizmente e devido a vários imprevistos, não consegui alcançá-la. Sinto-me um bocado desiludida nesse aspeto porque sinto que nos últimos dois anos tenho lido muito pouco em comparação com o que costumava ler, mas a verdade é que a vida está sempre a acontecer e chega a uma altura em que simplesmente não dá para conciliar tudo e eu já aceitei isso. No entanto, este ano consegui ler 36 livros. Uns surpreenderam-me, outros desiludiram-me, outros não consegui acabar. Mas não interessa se tenho lido muito ou pouco, ou se tenho escrito muito ou pouco, a leitura e a escrita serão sempre uma parte essencial do meu ser e terão sempre um papel indiscutível na minha vida. Vou deixar aqui em baixo a lista completa dos livros que li este ano.  No final deste texto vou também falar um pouco dos meus livros favoritos deste ano. Por isso, se estiverem interessados, continuem a ler. 

1. Good Girl Bad Blood - Holly Jackson 

2. Rapariga em Pedaços - Kathleen Glasgow 

3. How to stop time - Matt Haig

4. O Alquimista - Paulo Coelho

5. Como se fosse a primeira vez - Raul Minh'alma

6. Punk 57 - Penelope Douglas

7. Silêncio Mortal - Robert Bryndza

8. Romance de Verão - Emily Henry

9. Raparigas Selvagens - Rory Power 

10. Twisted Love - Ana Huang

11. Things We Never Got Over - Lucy Score 

12. Daisy Jones and The Six - Taylor Jenkins Reid 

13. O Sonho - Nicholas Sparks

14. Malibu Rising - Taylor Jenkins Reid 

15. A Casa de Bonecas - MJ Arlidge 

16. O Pacto - Elle Kenedy 

17. Talvez um dia - Colleen Hoover

18. Raparigas como Nós - Helena Magalhães 

19. A Devastação - Helena Magalhães 

20. Things We Hide From The Light - Lucy Score 

21. A Rapariga na Água - Leslie Wolfe 

22. Carrie Soto is Back - Taylor Jenkins Reid 

23. Icebreaker - Hannah Grace

24. O Pior dos Nossos Medos - Alex Finlay

25. Limpa - Alia Trabucco Zéran 

26. A Malnascida - Beatrice Salvioni

27. A Cirurgiã - Leslie Wolfe 

28. Things We Left Behind - Lucy Score

29. A Criada - Freida McFaden

30. O Segredo da Criada - Freida McFaden 

31. Antes de Dizer Adeus - Robert Bryndza

32. Twisted Games - Anna Huang 

33. A Porta Trancada - Freida McFaden 

34. Magnolia Parks - Jessa Hastings 

35. Twisted Hate - Anna Huang

36. Tudo foi como tinha de ser - Raul Minh'alma

Como referi anteriormente, desta lista houve alguns livros que não gostei assim tanto por isso não cheguei a terminar. Mas a maior parte deles li até ao fim e fui partilhando a minha opinião no página de instagram do blog e no meu perfil do GoodReads. Mas, queria destacar aqui um top três, os três livros que mais gostei e mais me surpreenderam este ano. Vou falar deles pela ordem que os li para ser mais justo porque a verdade é que não consigo colocar nenhum em primeiro lugar, todos eles me surpreenderam pela positiva e fizeram-me chegar à última página absolutamente assoberbada. 

No mês de março li o livro "Things We Never Got Over" (Coisas que Nunca Superámos) da Lucy Score e marcou-me pela forma leve com que foi escrito e como a autora conseguiu conjugar tão bem o romance com o drama e com a comédia. Foi uma leitura muito leve e satisfatória que me arrancou muitas gargalhadas e me prendeu até a última página. 

No mês de julho li o livro "A Devastação" da Helena Magalhães. E que livro devastador. A Helena Magalhães é uma autora portuguesa e fundadora do clube do livro Book Gang. Mas só faz sentido ler este livro se lermos primeiro o "Raparigas como Nós". Este livro aborda questões muito sensíveis e descreve situações que, infelizmente, ainda ocorrem nos dias de hoje. Fala sobre perda, superação e as dores do crescimento. Foi um livro que me tocou profundamente e me fez refletir sobre a fragilidade da vida. 

No mês de dezembro li o livro "Magnolia Parks" da Jessa Hasting e confesso que fui totalmente influenciada pelo tiktok e estava com as expectativas muito altas. Expectativas essas que foram totalmente superadas. Trata-se de um romance muito tóxico entre duas pessoas que se magoam constantemente pelas mais variadas razões. Mas não foi só isso que me prendeu e que eu gostei tanto, foi também toda a história por detrás e todo o cenário em que se desenrolava. Sublinhei muitas frases do livro, frases essas que me tocaram de alguma forma e que refletem aquilo que é a vida real, aquilo que ás vezes as pessoas não têm coragem de admitir. 

E pronto, foram estes os três livros que eu li e mais me marcaram em 2023. Espero ler e comprar mais livros em 2024 e com certeza partilhar mais sugestões com aqueles que partilham o meu gosto pela leitura. Espero que o próximo ano também vos motive a ler mais! 

Fiquem bem, sigam a página do blog no instagram, comentem e partilhem este texto para ajudar o blog a chegar a mais pessoas. 

Um beijo e vemo-nos em 2024! 

- Carina Subtil 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Acabei o Curso, e Agora?

 No passado mês de julho, terminei a minha licenciatura em Comunicação e Media pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Desde então, enviei muitos currículos, seja para trabalhos na minha área ou não. Embora eu acredite que termos um diploma e um curso superior nos abre mais portas e oferece mais oportunidades a nível de carreira, também sei ser realista e reconhecer que nada nos garante que vamos ter emprego na nossa área de formação imediatamente depois de terminarmos o curso. Sei que o meu ponto de vista não é consensual, mas a verdade é que o dinheiro não cai do céu e é sempre bom ter um plano B quando o plano A não corre como esperamos. Porque, de qualquer forma, tenho de trabalhar. Também decidi não fazer mestrado exatamente por isso; porque quero ganhar experiência profissional e independência financeira. Não tenho medo de trabalhar nem vergonha de aprender coisas novas. Também não serei a primeira pessoa a trabalhar em algo que não é pro...

Contrakapa

O Contrakapa é um podcast sobre livros e leituras realizado por estudantes do meu curso e no qual eu participei ao longo da minha licenciatura. É um projeto que, com o passar do tempo, se tornou muito especial e importante para mim, por isso, e antes de ir para estágio, decidi dedicar-lhe este texto. O podcast está disponível no Spotify, basta escreverem Contrakapa na barra de pesquisa, mas vou deixar no final deste texto um link onde também estão disponíveis todos os episódios, caso queiram ouvir. Neste texto, vou falar um pouco sobre a minha participação neste projeto e explicar os motivos que me fazem gostar tanto dele, por isso, se tiverem interesse, continuem a ler.  Começo por dizer que nunca gostei da minha voz, e quem me conhece sabe isso. Antigamente, nunca ouvia as mensagens de voz que enviava aos meus amigos porque ouvir a minha voz me fazia imensa confusão. Nunca tive uma dicção perfeita e cheguei até a andar na terapia da fala para tentar corrigir isso. Quando andava n...

Review - Livros de Leslie Wolfe

Em primeiro lugar, devo avisar que este artigo é maioritariamente direcionado para as pessoas que, tal como eu, gostam de ler. Caso não gostem de ler mas estejam interessados de conhecer a história por detrás destes livros ou gostem deste tipo de conteúdo então convido-vos também a continuar a ler. Escolhi estes três livros da Leslie Wolfe para serem os protagonistas da minha primeira review aqui no blog. Para começar: Quem é Leslie Wolfe? Leslie Wolfe é uma escritora norte-americana cujos livros se tornaram bestsellers e cujo trabalho tem sido elogiado pelos leitores e pela crítica, desfrutando de um sucesso e reconhecimento crescentes, com solicitações diversas, incluindo da indústria cinematográfica de Hollywood. Os romances de Leslie quebram o molde dos thrillers tradicionais, surpreendendo pela notável compreensão da natureza humana e pela forma invulgar como retratam os ambientes, as situações e as personagens. O meu primeiro contacto com a autora foi através do livro "A rap...