Falta um dia para o ano acabar, por isso hoje venho falar-vos dos livros que li este ano. A minha meta inicial de leitura eram sessenta livros mas, infelizmente e devido a vários imprevistos, não consegui alcançá-la. Sinto-me um bocado desiludida nesse aspeto porque sinto que nos últimos dois anos tenho lido muito pouco em comparação com o que costumava ler, mas a verdade é que a vida está sempre a acontecer e chega a uma altura em que simplesmente não dá para conciliar tudo e eu já aceitei isso. No entanto, este ano consegui ler 36 livros. Uns surpreenderam-me, outros desiludiram-me, outros não consegui acabar. Mas não interessa se tenho lido muito ou pouco, ou se tenho escrito muito ou pouco, a leitura e a escrita serão sempre uma parte essencial do meu ser e terão sempre um papel indiscutível na minha vida. Vou deixar aqui em baixo a lista completa dos livros que li este ano. No final deste texto vou também falar um pouco dos meus livros favoritos deste ano. Por isso, se estiverem interessados, continuem a ler.
1. Good Girl Bad Blood - Holly Jackson
2. Rapariga em Pedaços - Kathleen Glasgow
3. How to stop time - Matt Haig
4. O Alquimista - Paulo Coelho
5. Como se fosse a primeira vez - Raul Minh'alma
6. Punk 57 - Penelope Douglas
7. Silêncio Mortal - Robert Bryndza
8. Romance de Verão - Emily Henry
9. Raparigas Selvagens - Rory Power
10. Twisted Love - Ana Huang
11. Things We Never Got Over - Lucy Score
12. Daisy Jones and The Six - Taylor Jenkins Reid
13. O Sonho - Nicholas Sparks
14. Malibu Rising - Taylor Jenkins Reid
15. A Casa de Bonecas - MJ Arlidge
16. O Pacto - Elle Kenedy
17. Talvez um dia - Colleen Hoover
18. Raparigas como Nós - Helena Magalhães
19. A Devastação - Helena Magalhães
20. Things We Hide From The Light - Lucy Score
21. A Rapariga na Água - Leslie Wolfe
22. Carrie Soto is Back - Taylor Jenkins Reid
23. Icebreaker - Hannah Grace
24. O Pior dos Nossos Medos - Alex Finlay
25. Limpa - Alia Trabucco Zéran
26. A Malnascida - Beatrice Salvioni
27. A Cirurgiã - Leslie Wolfe
28. Things We Left Behind - Lucy Score
29. A Criada - Freida McFaden
30. O Segredo da Criada - Freida McFaden
31. Antes de Dizer Adeus - Robert Bryndza
32. Twisted Games - Anna Huang
33. A Porta Trancada - Freida McFaden
34. Magnolia Parks - Jessa Hastings
35. Twisted Hate - Anna Huang
36. Tudo foi como tinha de ser - Raul Minh'alma
Como referi anteriormente, desta lista houve alguns livros que não gostei assim tanto por isso não cheguei a terminar. Mas a maior parte deles li até ao fim e fui partilhando a minha opinião no página de instagram do blog e no meu perfil do GoodReads. Mas, queria destacar aqui um top três, os três livros que mais gostei e mais me surpreenderam este ano. Vou falar deles pela ordem que os li para ser mais justo porque a verdade é que não consigo colocar nenhum em primeiro lugar, todos eles me surpreenderam pela positiva e fizeram-me chegar à última página absolutamente assoberbada.
No mês de março li o livro "Things We Never Got Over" (Coisas que Nunca Superámos) da Lucy Score e marcou-me pela forma leve com que foi escrito e como a autora conseguiu conjugar tão bem o romance com o drama e com a comédia. Foi uma leitura muito leve e satisfatória que me arrancou muitas gargalhadas e me prendeu até a última página.
No mês de julho li o livro "A Devastação" da Helena Magalhães. E que livro devastador. A Helena Magalhães é uma autora portuguesa e fundadora do clube do livro Book Gang. Mas só faz sentido ler este livro se lermos primeiro o "Raparigas como Nós". Este livro aborda questões muito sensíveis e descreve situações que, infelizmente, ainda ocorrem nos dias de hoje. Fala sobre perda, superação e as dores do crescimento. Foi um livro que me tocou profundamente e me fez refletir sobre a fragilidade da vida.
No mês de dezembro li o livro "Magnolia Parks" da Jessa Hasting e confesso que fui totalmente influenciada pelo tiktok e estava com as expectativas muito altas. Expectativas essas que foram totalmente superadas. Trata-se de um romance muito tóxico entre duas pessoas que se magoam constantemente pelas mais variadas razões. Mas não foi só isso que me prendeu e que eu gostei tanto, foi também toda a história por detrás e todo o cenário em que se desenrolava. Sublinhei muitas frases do livro, frases essas que me tocaram de alguma forma e que refletem aquilo que é a vida real, aquilo que ás vezes as pessoas não têm coragem de admitir.
E pronto, foram estes os três livros que eu li e mais me marcaram em 2023. Espero ler e comprar mais livros em 2024 e com certeza partilhar mais sugestões com aqueles que partilham o meu gosto pela leitura. Espero que o próximo ano também vos motive a ler mais!
Fiquem bem, sigam a página do blog no instagram, comentem e partilhem este texto para ajudar o blog a chegar a mais pessoas.
Um beijo e vemo-nos em 2024!
- Carina Subtil

Comentários
Enviar um comentário