#3 Coisas que não nos ensinam na escola de condução
Neste terceiro texto desta saga, quero partilhar convosco algumas coisas que não nos ensinam na escola de condução. São coisas que, a meu ver, são relevantes e deveriam ser abordadas, tanto nas aulas teóricas como nas aulas práticas. Infelizmente, isso não acontece e acabamos por aprender e ter conhecimento delas demasiado tarde, através dos nossos pais, dos nossos namorados, dos nossos amigos, ou até dos nossos avós. Acho que muitas pessoas se vão interessar por este tópico, concordar ou identificar-se com a minha seleção. Por isso, se estiverem interessados em ler, continuem desse lado.
Em primeiro lugar, não nos ensinam como trocar um pneu. Se eventualmente passarmos por uma situação em que seja preciso mudar um pneu, devido a um furo ou a outra coisa, e não soubermos como fazer ou estivermos sozinhos, vamos ser obrigados a usar a opção mais fácil: chamar um pronto socorro.
Seguidamente, e continuando a falar sobre pneus, não nos ensinam como pôr ar nos pneus nem como saber se os pneus do nosso carro têm ar suficiente. Para mim, isso também é bastante importante e não é abordado nem nas aulas teóricas nem nas aulas práticas. Eu sei que, quando vamos a uma bomba de combustível pôr ar nos pneus do carro, a máquina consegue dar-nos essa informação mas, mesmo assim, seria bom saber como é que isso funciona.
Também não nos ensinam como ver os níveis de óleo e a água do carro, coisas que são essenciais para o bom funcionamento do veículo.
Em quarto lugar, não nos mostram como é que é composto o motor de um carro e como funciona. Pode acontecer, nos exames de condução, o examinador pedir para abrir o capô do carro. No meu caso não aconteceu mas, se tivesse acontecido, eu não saberia o que fazer ou o que dizer porque os meus instrutores de condução não me ensinaram nem explicaram de que forma é que é composto o motor de um carro, para que serve cada elemento, onde está a bateria ou como verificar os níveis de água e de óleo do carro.
Em quinto lugar, não nos ensinam a conduzir carros automáticos. A tecnologia está a evoluir a olhos vistos, certamente que daqui a uns tempos os carros serão praticamente todos automáticos e não teremos mais a necessidade de pôr mudanças. Na minha opinião, por essa e outras razões, seria bastante útil aprender a conduzir carros automáticos ou pelo menos saber como é que funcionam.
Por fim, não nos ensinam como saber qual é o melhor combustível a utilizar em cada carro. Como bem sabem, existem vários tipos de combustíveis e nem todos os carros utilizam o mesmo. No meu ponto de vista, seria pertinente que ensinassem a quem está a tirar a carta de condução qual é a diferença entre os diferentes combustíveis e como é que sabemos qual é o ideal para cada carro,.
Podia estar aqui o dia todo a pensar e a escrever sobre coisas que não me ensinaram na escola de condução, mas vou ficar por aqui. Por agora é tudo, espero que tenham gostado. Fiquem bem, sigam a página do blog no instagram, comentem e partilhem este texto para ajudar o blog a chegar a mais pessoas.
Um beijo e até breve.
- Carina Subtil

Comentários
Enviar um comentário