Avançar para o conteúdo principal

Esperar em Silêncio

Esperei tantas vezes por ti. Esperei tantas vezes por uma mensagem tua assim que chegasses a casa do trabalho. Esperei tantas vezes por uma notícia tua com novidades sobre a tua família. Esperei tantas vezes que partilhasses comigo as tuas conquistas. Esperei por tanta coisa. 

Dizem que quem espera sempre alcança, mas a única coisa que eu alcancei foi a solidão. Provei do meu próprio veneno. Deixei que a minha felicidade, que a minha identidade e credibilidade voassem com o vento. Deixei-te ir. Porque eu esperava que me desses o que eu nunca te consegui dar. Esperava que fizesses o que eu nunca consegui fazer. Esperava pelo sucesso de uma relação que nunca teve realmente pernas para andar. Esperava que conseguisses organizar a confusão que é a minha vida. Esperava que conseguisses curar todas as feridas do meu coração. Esperava que conseguisses tranquilizar a minha mente. Esperava que tudo fosse tão diferente. 

Tudo o que eu fiz foi esperar. Esperar. Esperar. Esperar. Esperar que as coisas caíssem do céu ou se resolvessem sozinhas. Mas foi um erro. Porque esperar e estar estagnado não resolve absolutamente nada. Só deixa espaço para mais incerteza, para mais dor, para mais insegurança, para mais silêncio, para mais indignação. O silêncio é uma arma poderosa, tanto para o bem como para o mal. E eu gosto de a usar, mas nem sempre a uso da forma mais correta e isso leva a que os erros sejam cometidos. 

O silêncio consegue ser ensurdecedor. A espera consegue ser dolorosa e esperar em silêncio é um tormento. Esperar silenciosamente que te fosses embora foi um tormento. Sobretudo porque eu sei que fui o maior motivo da tua partida. Mas a vida é feita de escolhas e de fases, de esperas e de silêncios. E saber esperar, saber estar em silêncio no tempo certo, é uma virtude. 

Nunca foste verdadeiramente meu. Nunca senti isso. Mas senti que era verdadeiramente tua. Foi um sentimento que me assustou. Foi um sentimento que eu achei demasiado valioso para ser verdade. Porque, na realidade, nunca achei que fosse suficientemente boa para receber esse título. Nunca achei que fosse suficientemente boa para ti. Sempre senti que merecias mais que eu. Agora todos os dias espero em silêncio que a noite caia e que chegue um novo dia. 

Espero que estejas feliz. Espero que a tua felicidade seja feita de barulho, ou então de silêncios confortáveis. Espero que o teu coração tenha encontrado alguém que o aqueça. Espero que a tua boca beije lábios mais doces. Espero que as tuas mãos toquem uma pele mais macia. Espero que o teu sorriso e os teus olhos voltem a rasgar-se e a iluminar-se por alguém. Espero que alguém receba o teu amor melhor do que eu recebi. Espero que alguém cuide de ti melhor do que eu cuidei. Espero que não esperes por mais ninguém. 

- Carina Subtil 

(Texto escrito no dia 2 de abril de 2025)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Acabei o Curso, e Agora?

 No passado mês de julho, terminei a minha licenciatura em Comunicação e Media pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Desde então, enviei muitos currículos, seja para trabalhos na minha área ou não. Embora eu acredite que termos um diploma e um curso superior nos abre mais portas e oferece mais oportunidades a nível de carreira, também sei ser realista e reconhecer que nada nos garante que vamos ter emprego na nossa área de formação imediatamente depois de terminarmos o curso. Sei que o meu ponto de vista não é consensual, mas a verdade é que o dinheiro não cai do céu e é sempre bom ter um plano B quando o plano A não corre como esperamos. Porque, de qualquer forma, tenho de trabalhar. Também decidi não fazer mestrado exatamente por isso; porque quero ganhar experiência profissional e independência financeira. Não tenho medo de trabalhar nem vergonha de aprender coisas novas. Também não serei a primeira pessoa a trabalhar em algo que não é pro...

Contrakapa

O Contrakapa é um podcast sobre livros e leituras realizado por estudantes do meu curso e no qual eu participei ao longo da minha licenciatura. É um projeto que, com o passar do tempo, se tornou muito especial e importante para mim, por isso, e antes de ir para estágio, decidi dedicar-lhe este texto. O podcast está disponível no Spotify, basta escreverem Contrakapa na barra de pesquisa, mas vou deixar no final deste texto um link onde também estão disponíveis todos os episódios, caso queiram ouvir. Neste texto, vou falar um pouco sobre a minha participação neste projeto e explicar os motivos que me fazem gostar tanto dele, por isso, se tiverem interesse, continuem a ler.  Começo por dizer que nunca gostei da minha voz, e quem me conhece sabe isso. Antigamente, nunca ouvia as mensagens de voz que enviava aos meus amigos porque ouvir a minha voz me fazia imensa confusão. Nunca tive uma dicção perfeita e cheguei até a andar na terapia da fala para tentar corrigir isso. Quando andava n...

Review - Livros de Leslie Wolfe

Em primeiro lugar, devo avisar que este artigo é maioritariamente direcionado para as pessoas que, tal como eu, gostam de ler. Caso não gostem de ler mas estejam interessados de conhecer a história por detrás destes livros ou gostem deste tipo de conteúdo então convido-vos também a continuar a ler. Escolhi estes três livros da Leslie Wolfe para serem os protagonistas da minha primeira review aqui no blog. Para começar: Quem é Leslie Wolfe? Leslie Wolfe é uma escritora norte-americana cujos livros se tornaram bestsellers e cujo trabalho tem sido elogiado pelos leitores e pela crítica, desfrutando de um sucesso e reconhecimento crescentes, com solicitações diversas, incluindo da indústria cinematográfica de Hollywood. Os romances de Leslie quebram o molde dos thrillers tradicionais, surpreendendo pela notável compreensão da natureza humana e pela forma invulgar como retratam os ambientes, as situações e as personagens. O meu primeiro contacto com a autora foi através do livro "A rap...