"Estou genuinamente cansada de me sentir invisível e continuar à espera. Não sei bem o que me espera, na verdade. Mas sei que espero com esperança de que alguma coisa mude, seja em mim, seja no mundo. Os dias já se tornaram todos iguais. Uma nuvem aqui. Um raio de sol acolá. Uma chuva que cai de vez em quando. O nevoeiro que envolve a manhã como um cobertor nos envolve nos dias mais frios. 365 dias por ano. 7 dias por semana. 24 horas por dia. E eu permaneço à espera que algum dia seja diferente. Espero pelo dia que me traga a dor e por outro que a leve embora. Espero pelo dia que me traga alegria, sabendo que vai durar pouco e que, no dia seguinte, a tristeza vai ser a protagonista. Pelo meio, ainda aprece um dia em que a raiva é a minha melhor amiga. E, para não ficar de fora, os dias que me trazem a sensação de que estou absolutamente só. Espero também que o amor surja nalgum desses dias, porque é coisa rara e só nas horas vagas é que dá o ar de sua graça.
Eu espero e espero e continuo a esperar que a publicidade da televisão acabe para que a novela da noite comece. Espero pelo autocarro que me leva até à escola. Espero que o trânsito disperse e me deixe chegar ao meu destino em segurança. Espero pela minha vez na caixa do supermercado. Eu só espero e espero e espero. Espero que algum desses lugares ou alguma dessas emoções me leve até mim. Porque de tanto esperar, perdi-me, e agora não sei onde é que posso esperar por mim. Espero pelas pessoas para me darem a mão. Espero por alguém que me roube o coração. Espero pelo abraço da minha mãe. Espero pelo sorriso da minha avó. Espero pelos conselhos da minha irmã. Espero por chegar a casa, o único lugar onde consigo ser genuinamente feliz. Onde consigo ser genuinamente eu. Onde consigo chegar à meta e deixar de esperar.
Dizem que quem espera sempre alcança, mas isso nem sempre é verdade. Às vezes alcançamos desilusões e corações partidos. Às vezes alcançamos a perda e o desânimo. Às vezes alcançamos o tédio e desperdiçamos uma vida a esperar por aquilo que nunca foi nem nunca seria nosso.
Por isso, de que me vale esperar, se posso simplesmente lutar. Existem pessoas que nos pedem para esperar por elas e depois quando vamos a ver nunca chegaram ao destino, talvez porque nunca o fomos. Porque, se por um lado, o tempo é uma bóia de salvação, por outro é a nossa maior ameaça. Quem espera, desespera. E eu simplesmente cansei-me de esperar por aquilo que sei que nunca vou alcançar."
- Carina Subtil
(Texto escrito no dia 27/10/2023)

Comentários
Enviar um comentário