À semelhança do que fiz com a série "Bridgerton", hoje trago-vos a comparação e a minha opinião acerca da primeira temporada da série "Um de Nós Mente" (One of Us is Lying). No passado dia 18 de fevereiro, a primeira temporada ficou disponível na plataforma da Netflix em Portugal e, como não podia deixar de ser, eu vi aquilo num instante, mas fiquei um pouco desiludida... O motivo pelo qual está em formato série e não em formato filme, é porque se trata de uma trilogia. O segundo livro chama-se "Um de Nós é o Próximo" e a Maeve, irmã de Bronwyn, é a personagem principal. O terceiro volume, espero não estar enganada, vai ser lançado no próximo ano. Se estiverem interessados em ler esta review, continuem desse lado.
Opinião:
Confesso que já li o livro há bastante tempo e não me recordo de muitos pormenores acerca da história mas, existem três coisas, em particular, que me fizeram querer escrever este texto e dar o meu ponto de vista sobre a série.
Em primeiro lugar, reparei que não foi dado o devido destaque e a devida importância ao romance e à relação da Bronwyn e do Nate. Confesso que fiquei bastate desiludida quando constatei isso porque esperava, de facto, mais cenas românticas entre eles. Pelo que me lembro, espero não estar errada, o livro aprofunda muito mais a relação e o passado deles, ao passo de que na série eles apenas se beijam duas vezes. Admito que estava muito atenta e expectante, não previa, de todo, que o romance deles fosse retratado assim. Penso que os produtores deram demasiada importância à relação da Addy com o Jake e esqueceram-se da história da Bronwyn e do Nate, que também foram descritos no livro como um casal. Gostava de ter visto mais, gostava de ter sentido, no ecrã, a mesma química que senti que existiu entre eles no papel. Serve isto para ressalvar a minha preferência pelos livros, em relação aos filmes e às séries.
Seguidamente, e a propósito daquilo que referi acima, senti que existiram partes do livro que são importantes e que não foram incluídas na série ou foram retratadas de outra forma e isso, a meu ver, prejudicou a forma como as pessoas interpretavam os diferentes acontecimentos. Nomeadamente, no último episódio da temporada, eu fiquei muito confusa... Posso estar enganada mas, na minha perspetiva, o final da primeira temporada da série não correspondeu ao final do primeiro livro. Enquanto que, no livro, ficou bastante bem descrita e explícita a forma como o Simon planeou o seu suicídio e as razões que o levaram a ter essa atitude, na série eu fiquei sem perceber quem matou o Simon... E até acredito que as pessoas menos atentas tenham ficado a pensar que foi o Jake que matou o colega...
Por fim, e não menos importante, existe outro detalhe que acho importante referir... Lembro-me bem que, ao longo de todo o livro, os quatro de Bayview foram bastante pressionados e perseguidos por parte da comunicação social e da polícia, e isso não estava presente na série. Foi outro acontecimento que eu acho que deveria ter sido incluído na série, porque iria ressalvar e reforçar a ideia de que os quatro eram, efetivamente, suspeitos de um crime grave e que estavam constantemente sobre a iminência de uma detenção. Lembro-me que toda essa perseguição foi até um dos motivos que fragilizou mais a relação da Bronwyn e do Nate. Novamente, sei que posso estar equivocada, porque já li o livro há bastante tempo, mas ainda assim existem sempre alguns acontecimentos que estavam adormecidos na minha memória e foram despertando conforme fui vendo os episódios.
Sei que pode parecer, pelo que tenho dito em cima, que não gostei da série, mas a verdade é que, apesar de tudo, gostei bastante e fiquei muito surpreendida e satisfeita com a escolha dos atores, das roupas, dos decors e dos figurinos. Os mais atentos, e os que já leram o segundo livro, com certeza que conseguiram perceber, vendo os últimos minutos do último episódio, qual vai ser o acontecimento principal da segunda temporada, aquilo que vai dinamizar as personagens.
Antes de terminar, deixo-vos a sinopse em baixo. Se por acaso tiverem lido o livro recentemente e perceberem que algumas das coisas que eu disse não batem certo, deixem nos comentários, terei todo o gosto em responder-vos e em corrigir a minha review.
Sinopse:
Simon Kelleher é o criador do Má-Língua, uma nova aplicação que está a encurralar a elite de Bayview High, revelando pormenores da vida privada dos alunos da escola.
Mas o caso torna-se mais grave quando Simon e quatro colegas ficam fechados de castigo numa sala, e ele morre diante das suas vítimas.
Os quatro que se tornam suspeitos imediatos do homicídio, são:
A melhor aluna da escola, Bronwyn que nunca viola uma regra e quer entrar em Yale.
A estrela da equipa de basebol de Bayview, Cooper.
Nate, o criminoso, que está em liberdade condicional por vender droga.
A menina bonita, Addy, que parece ter a vida perfeita ao lado do namorado perfeito.
Que segredos queriam esconder para eliminar Simon?
Quem será o culpado?
Por agora é tudo, espero que tenham gostado, que fiquem bem e partilhem este texto para ajudar o blog a chegar a mais pessoas.
Um beijo e até breve.
- Carina Subtil
Comentários
Enviar um comentário