Avançar para o conteúdo principal

Verão 2021

Chegámos a setembro, outra vez. Dentro de pouco tempo começa um novo ano de aulas, outra vez. E eu estou pronta para ele porque, depois de tanta confusão e de tantas pedras no caminho, tive as férias que merecia. Aliás, desde dois mil e dezoito que não tinha um verão tão bom e tão tranquilo como este... Neste texto vou contar-vos o que fiz e o que aprendi nestes três meses de férias e quais são as minhas expectativas para a nova e última etapa do secundário, por isso, se estiverem interessados, continuem a ler.

Decidi fazer uma pausa na publicação de textos aqui no blog porque queria aproveitar as minhas férias da melhor forma possível. A verdade é que há já muito tempo que não tinha vontade de escrever nem me sentia produtiva e tenho noção que isso afetou um pouco a qualidade dos meus textos. Não me quis culpar nem preocupar com isso e sim aproveitar para recarregar energias e passar tempo de qualidade com a minha família, com os meus amigos, passear, fazer praia, piscina, apanhar sol, lavar a alma e a mente... De facto, consegui fazer isso tudo, vivi os meses mais felizes do meu ano sem sofrer por antecedência e sem me preocupar com coisas superficiais e digo-vos uma coisa... Foi tão bom! Mas minhas férias só começaram realmente depois de ter feito o exame de inglês... Antes disso, passei por umas semanas muito intensas, complicadas e stressantes a nível da minha vida pessoal e não conseguia mesmo sentir que estava de férias... Mas depois da tempestade vem a bonança e tive a oportunidade de ir para Lisboa durante duas semanas e confesso que foi a melhor coisa que me aconteceu este ano... Ter passado aqueles dias com a minha família e ter "desligado" de tudo aquilo que me estava a incomodar foi ótimo e transformou-me completamente!  Todos merecemos ter a oportunidade de "desligar" do mundo por uns tempos e foi isso que eu fiz durante as duas semanas em que estive fora... Regressei muito mais leve e feliz! 

Não sei se alguma vez vos disse mas sem dúvida que o verão é a minha época favorita do ano! Tenho memórias muito boas das minhas férias de verão, quando ainda era uma criança, a brincar com os meus amigos na rua até altas horas da noite... E mesmo agora, com dezassete anos, continuo a falar com essas pessoas e estar com elas no verão para conversar ou jogar às cartas. Para mim, guardar estas memórias é muito importante e dá-me força para continuar o meu caminho. Porque, felizmente ou não, eu não me esqueço facilmente das coisas... confesso que guardo um bocadinho de rancor sobre algumas pessoas e situações, mas isso não me impede de seguir em frente. Na minha opinião, é sempre bom mantermos um pouco do passado vivo na nossa memória, olharmos para trás e recordarmos tudo aquilo que já aconteceu e que nos ajudou a ser a pessoa que somos hoje. 

Depois desta pequena reflexão, e de ter passado o mês de julho, veio o mês de agosto. O mês de agosto é o cumulo do verão e o meu mês de eleição para fazer praia. Desde que nasci que vou à mesma praia de sempre e nunca me farto. A praia transmite-me paz, tranquilidade, boas energias e também é um lugar onde sempre guardarei boas recordações. (No fim deste texto vão poder ver uma foto do mar da minha praia preferida.) A praia é um lugar onde também gosto muito de ler mas, este ano, isso raramente aconteceu... Confesso que não li grande coisa nas férias, foi mesmo porque não me apeteceu e também não quis forçar e está tudo bem! Tal como fiz uma pausa da escrita, também fiz da leitura e não me culpo por isso de forma alguma, é uma questão de aceitar. Mas voltando à praia... Fiz muita praia e piscina este ano e, em troca, consegui ficar com um bronzeado do qual me orgulho bastante! Mas claro que cuidei da minha pele e, sobretudo, tive todos os cuidados de uso de máscara e distanciamento social. Embora eu já tenha as duas doses da vacina, nunca é demais continuar com os cuidados devidos porque, infelizmente, ainda vivemos numa pandemia e não sabemos quando é que isto vai acabar. 

Também consegui encontrar-me com alguns amigos durante o mês de agosto, amigos que não via desde que as aulas terminaram. Já partilhei várias vezes aqui no blog o quanto a pandemia, de certa forma, me fez bem e me ajudou a perceber quem são as minhas verdadeiras amizades... A verdade é que também nunca tive muitos amigos, agora ainda tenho menos, mas sei que, com as pessoas que ficaram do meu lado, consegui criar um grupo bastante coeso e leal. Cheguei a uma altura da minha vida em que finalmente sinto que me conheço e tenho tudo o que preciso; tenho a minha consciência tranquila e não devo nada a ninguém. 

Num abrir e fechar de olhos chegámos a setembro. Não sei se é impressão minha, mas sinto o tempo a passar muito depressa... depressa até demais... Conseguem acreditar que daqui a quatro meses faço dezoito anos?? E que já estou no décimo segundo ano?? Parece-me impossível... Acho que ainda não me caiu a ficha... Para esta nova etapa escolar que começa dentro de pouco tempo, sinceramente, não tenho grandes expectativas... Eu sou uma pessoa que, no geral, tem sempre grandes expectativas e, por isso, acaba sempre bastante desiludida... Depois de ter passado mais de metade do meu secundário em casa, eu já estou por tudo e prefiro não pedir nada... Existem algumas coisas que eu gostaria de fazer durante o próximo ano letivo, mas prefiro não revelar mais nada por enquanto, quando chegar a altura certa e se correr tudo bem... eu partilharei. 

Se chegaram até aqui e leram este texto até ao fim, só vos tenho a agradecer. A verdade é que não pensei que este texto fosse ficar tão grande mas, visto que fiquei tanto tempo sem publicar, acho que faz sentido e que mereciam saber todas estas coisas. Ainda não tenho data para publicar o próximo texto, mas digo já que será sobre o início do ano letivo. Por isso, fiquem atentos e partilhem este texto para ajudar o blog a chegar a mais pessoas. 

Um beijo e até breve. 

- Carina Subtil 




Comentários

  1. Olá, Carina! Estou entrando aqui pela primeira vez. Gostei muito do seu blog e da forma introspectiva que você fala sobe as coisas que acontecem na sua vida. Isso que você escreveu sobre todos merecerem a oportunidade de "desligar" faz muito sentido. Precisamos muito dessas coisas simples da vida né? Eu também amo praia, aqui no Brasil tem praias muito lindas e faz calor quase o ano todo! Coloquei seu blog na lista de favoritos do meu (https://omarmechama.wordpress.com/blogroll/). Um beijo do Brasil.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Acabei o Curso, e Agora?

 No passado mês de julho, terminei a minha licenciatura em Comunicação e Media pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Desde então, enviei muitos currículos, seja para trabalhos na minha área ou não. Embora eu acredite que termos um diploma e um curso superior nos abre mais portas e oferece mais oportunidades a nível de carreira, também sei ser realista e reconhecer que nada nos garante que vamos ter emprego na nossa área de formação imediatamente depois de terminarmos o curso. Sei que o meu ponto de vista não é consensual, mas a verdade é que o dinheiro não cai do céu e é sempre bom ter um plano B quando o plano A não corre como esperamos. Porque, de qualquer forma, tenho de trabalhar. Também decidi não fazer mestrado exatamente por isso; porque quero ganhar experiência profissional e independência financeira. Não tenho medo de trabalhar nem vergonha de aprender coisas novas. Também não serei a primeira pessoa a trabalhar em algo que não é pro...

Contrakapa

O Contrakapa é um podcast sobre livros e leituras realizado por estudantes do meu curso e no qual eu participei ao longo da minha licenciatura. É um projeto que, com o passar do tempo, se tornou muito especial e importante para mim, por isso, e antes de ir para estágio, decidi dedicar-lhe este texto. O podcast está disponível no Spotify, basta escreverem Contrakapa na barra de pesquisa, mas vou deixar no final deste texto um link onde também estão disponíveis todos os episódios, caso queiram ouvir. Neste texto, vou falar um pouco sobre a minha participação neste projeto e explicar os motivos que me fazem gostar tanto dele, por isso, se tiverem interesse, continuem a ler.  Começo por dizer que nunca gostei da minha voz, e quem me conhece sabe isso. Antigamente, nunca ouvia as mensagens de voz que enviava aos meus amigos porque ouvir a minha voz me fazia imensa confusão. Nunca tive uma dicção perfeita e cheguei até a andar na terapia da fala para tentar corrigir isso. Quando andava n...

Review - Livros de Leslie Wolfe

Em primeiro lugar, devo avisar que este artigo é maioritariamente direcionado para as pessoas que, tal como eu, gostam de ler. Caso não gostem de ler mas estejam interessados de conhecer a história por detrás destes livros ou gostem deste tipo de conteúdo então convido-vos também a continuar a ler. Escolhi estes três livros da Leslie Wolfe para serem os protagonistas da minha primeira review aqui no blog. Para começar: Quem é Leslie Wolfe? Leslie Wolfe é uma escritora norte-americana cujos livros se tornaram bestsellers e cujo trabalho tem sido elogiado pelos leitores e pela crítica, desfrutando de um sucesso e reconhecimento crescentes, com solicitações diversas, incluindo da indústria cinematográfica de Hollywood. Os romances de Leslie quebram o molde dos thrillers tradicionais, surpreendendo pela notável compreensão da natureza humana e pela forma invulgar como retratam os ambientes, as situações e as personagens. O meu primeiro contacto com a autora foi através do livro "A rap...