#8 Fim do Primeiro Semestre do Terceiro Ano
Este é o penúltimo texto desta saga e marca o fim do primeiro semestre do terceiro ano da minha licenciatura. Confesso que escrever estas palavras e ouvi-las ecoar na minha cabeça faz-me sentir que o tempo passou demasiado depressa, porque estou a poucos meses de encerrar este capítulo da minha vida. Mas ainda falta o estágio, que ocupará a totalidade do segundo semestre. Neste texto, vou falar um pouco sobre como foi o primeiro semestre e o que senti ao longo destes meses. Queria também falar-vos um pouco sobre o processo de escolha do centro de estágio, mas vou deixar isso para o próximo texto, porque a verdade é que eu ainda não sei para onde vou estagiar. Confesso que estou um pouco ansiosa e nervosa, não só pela demora e falta de respostas e certezas, mas também porque vai ser a primeira vez que vou fazer um estágio, mas vou dar o meu melhor e tenho a certeza que vai correr tudo bem!
O grande acontecimento deste semestre foi o desenvolvimento do Projeto final de curso. Como o nome indica, foi um projeto que nos permitiu aplicar os conhecimentos que adquirimos ao longo do curso, seja a nível do marketing, da comunicação estratégica, do design, da criação de conteúdos, etc.. Ou seja, naturalmente, o nível de exigência e as expectativas dos professores eram muito altas. Foi um trabalho que foi desenvolvido entre setembro e dezembro e que me deu muitas dores de cabeça a mim e à minha parceira. De facto, não posso deixar de agradecer à Dara Rodrigues, que é uma parceira de trabalhos e amiga espetacular. Já lhe disse isso várias vezes ao longo do tempo mas, de facto, sem ela tudo teria sido muito mais difícil. Ela é uma pessoa muito disciplinada, persistente, que sabe exatamente o que quer e o que não quer para a sua vida e para o seu futuro, sabe exatamente quem é e do que é capaz. É uma inspiração para mim porque me incentiva e acredita em mim quando eu própria não o consigo fazer. Durante este semestre, trabalhámos tanto no projeto que demos por nós completamente exaustas e a querer chorar, mas nem tempo para isso tínhamos. Por estes e por outros motivos que apenas eu e ela sabemos, se há pessoa que eu quero levar para a vida é ela.
Claro que, para além deste trabalho tive também outros, de outras unidades curriculares e com objetivos diferentes. Confesso que comecei a acusar a pressão muito mais cedo este semestre porque, apesar de ter menos cadeiras, o volume e a exigência dos trabalhos pesavam em dobro. Acredito que é fundamental ter alguma disciplina e saber escolher bem as pessoas com quem vamos trabalhar porque, a esta altura do campeonato, falhar não é uma opção. De um modo geral, estou bastante satisfeita com os trabalhos que entreguei porque sei que dei o meu melhor e que, de certa forma, as espectativas dos professores foram correspondidas. Para já, sei que fui aprovada a três cadeiras, mas ainda falta saber a nota de duas cadeiras.
Também já comecei a entregar as minhas fitas de finalista, para estar tudo nas minhas mãos a tempo da bênção. Entre família e amigos, fiz uma lista das pessoas que são importantes para mim, que me acompanharam e apoiaram ao longo destes três anos. Decidi ser seletiva e apenas entregar fitas a quem faz sentido para mim porque quero ler palavras sinceras e verdadeiras. Às vezes são é sobre a quantidade, mas a qualidade também é importante. Espero realmente que todas as pessoas a quem dei fitas se sintam importantes, porque realmente são.
Da minha parte é tudo, espero que tenham gostado deste texto!
Um beijo e até breve!
- Carina Subtil

Comentários
Enviar um comentário