Avançar para o conteúdo principal

Vinte !

Hoje faço 20 anos!
Não é novidade nenhuma que adoro fazer anos e não podia deixar de assinalar este dia tão especial com este texto. São duas décadas de uma vida que me tem surpreendido bastante e sinto-me muito sortuda por ter o privilégio de assinalar esta data e partilhar este dia com as pessoas que mais amo. 

Confesso que nunca pensei muito no dia em que fizesse vinte anos. O futuro sempre me assustou. Mas, apesar de tudo, tenho a certeza que a Carina de dez anos teria muito orgulho da Carina de vinte anos. Sei o quanto cresci e o quanto evoluí. Sei aquilo que sou e aquilo que valho. Sei que passei por muitas coisas, muitas adversidades ao longo destes vinte anos, e essas adversidades fizeram-me crescer e tornar-me na adulta de agora. Sei que tenho o apoio incondicional dos meus amigos e da minha família. Sei que eles têm muito orgulho na pessoa que me tornei e em tudo o que conquistei. 

Para mim, o ano só começa realmente depois deste dia. Gosto muito de fazer anos no início do ano, sinto realmente que é altura de recomeçar, dar início a mais um capítulo da minha vida, abraçar uma nova idade, traçar objetivos e fazer planos sobre tudo aquilo que gostaria de fazer e de ser ao longo deste ano. 

Despedir-me da adolescência e entrar na idade adulta é algo que me assusta ligeiramente, mas olho para trás com carinho e sem guardar rancor ou arrependimento. Houve muita coisa que gostaria de ter feito diferente e não fiz, mas também não teria coragem de voltar ao passado e emendar os meus erros. Porque foram esses erros que me trouxeram ao dia de hoje e me fizeram crescer. Não é fácil ser adolescente e ter de lidar com todas as transformações e emoções. Não é fácil crescer e perder a ingenuidade que tínhamos e que tornava tudo muito mais bonito. A  transição para a idade adulta dá-nos um choque de realidade tremendo, dá-nos novas responsabilidades e uma visão do mundo mais sombria. Mas também nos dá mais liberdade, mais certezas, ajuda-nos a simplificar e a perceber que o mundo não acaba se tivermos um não como resposta ou se alguém nos partir o coração, 

Tal como referi no último texto do ano, 2023 foi um ano muito difícil para mim e que me ensinou a ser forte. Portanto, entro nos vinte mais forte e mais consciente daquilo que não quero na minha vida. Não faço questão de ter na minha vida pessoas que apenas têm intenção de me magoar e desiludir, mas sim pessoas que me conhecem, me respeitem, sejam sinceras com as suas intenções e tenham maturidade para ter uma conversa séria sobre os assuntos mais sensíveis. Tenho um grupo de amigos muito consistente neste momento, eles são a família que escolhi; são os amigos que aplaudem as minhas conquistas e estão ao meu lado quando preciso mas também me puxam as orelhas quando tenho atitudes com as quais não concordam. E são pessoas assim que preciso na minha vida. Não tenho espaço para infantilidades e para faltas de respeito. Eu também sei que tenho uma personalidade complicada, mas quem souber lidar com ela e respeitar-me, tem tudo de mim. 

Por agora é tudo, obrigada por estarem desse lado a celebrarem comigo mais um ano de vida. E que os próximos vinte sejam tão bons quanto estes foram!

Fiquem bem, sigam a página do blog no instagram, comentem e partilhem este texto para ajudar o blog a chegar a mais pessoas. 

Um beijo e até ao próximo texto! 

- Carina Subtil 










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Acabei o Curso, e Agora?

 No passado mês de julho, terminei a minha licenciatura em Comunicação e Media pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Desde então, enviei muitos currículos, seja para trabalhos na minha área ou não. Embora eu acredite que termos um diploma e um curso superior nos abre mais portas e oferece mais oportunidades a nível de carreira, também sei ser realista e reconhecer que nada nos garante que vamos ter emprego na nossa área de formação imediatamente depois de terminarmos o curso. Sei que o meu ponto de vista não é consensual, mas a verdade é que o dinheiro não cai do céu e é sempre bom ter um plano B quando o plano A não corre como esperamos. Porque, de qualquer forma, tenho de trabalhar. Também decidi não fazer mestrado exatamente por isso; porque quero ganhar experiência profissional e independência financeira. Não tenho medo de trabalhar nem vergonha de aprender coisas novas. Também não serei a primeira pessoa a trabalhar em algo que não é pro...

Contrakapa

O Contrakapa é um podcast sobre livros e leituras realizado por estudantes do meu curso e no qual eu participei ao longo da minha licenciatura. É um projeto que, com o passar do tempo, se tornou muito especial e importante para mim, por isso, e antes de ir para estágio, decidi dedicar-lhe este texto. O podcast está disponível no Spotify, basta escreverem Contrakapa na barra de pesquisa, mas vou deixar no final deste texto um link onde também estão disponíveis todos os episódios, caso queiram ouvir. Neste texto, vou falar um pouco sobre a minha participação neste projeto e explicar os motivos que me fazem gostar tanto dele, por isso, se tiverem interesse, continuem a ler.  Começo por dizer que nunca gostei da minha voz, e quem me conhece sabe isso. Antigamente, nunca ouvia as mensagens de voz que enviava aos meus amigos porque ouvir a minha voz me fazia imensa confusão. Nunca tive uma dicção perfeita e cheguei até a andar na terapia da fala para tentar corrigir isso. Quando andava n...

Review - Livros de Leslie Wolfe

Em primeiro lugar, devo avisar que este artigo é maioritariamente direcionado para as pessoas que, tal como eu, gostam de ler. Caso não gostem de ler mas estejam interessados de conhecer a história por detrás destes livros ou gostem deste tipo de conteúdo então convido-vos também a continuar a ler. Escolhi estes três livros da Leslie Wolfe para serem os protagonistas da minha primeira review aqui no blog. Para começar: Quem é Leslie Wolfe? Leslie Wolfe é uma escritora norte-americana cujos livros se tornaram bestsellers e cujo trabalho tem sido elogiado pelos leitores e pela crítica, desfrutando de um sucesso e reconhecimento crescentes, com solicitações diversas, incluindo da indústria cinematográfica de Hollywood. Os romances de Leslie quebram o molde dos thrillers tradicionais, surpreendendo pela notável compreensão da natureza humana e pela forma invulgar como retratam os ambientes, as situações e as personagens. O meu primeiro contacto com a autora foi através do livro "A rap...