Ontem foi o último dia do meu primeiro semestre de aulas. Curiosamente, o primeiro que passo inteiramente com aulas presenciais, tendo em conta que os últimos dois anos foram passados, alternadamente, entre aulas presenciais e aulas online. Devo dizer que as inseguranças que eu tinha no início eram muitas mas, correu tudo melhor do que eu esperava. Neste texto, tenciono falar-vos sobre o melhor e o pior destes cinco meses de aulas e as minhas expectativas para o próximo, e último, semestre que se avizinha. Se estiverem interessados, continuem a ler.
Atrevo-me a dizer que, de uma forma geral, foram meses de aulas muito tranquilos. Apenas comecei a sentir a pressão nas primeiras semanas deste mês, tendo em conta que muitos dos trabalhos foram arrastando a sua data de apresentação até ao final do semestre. Por um lado, prefiro este regime de divisão semestral porque, embora tenhamos mais trabalhos para fazer e formas diversificadas de ser avaliados, a carga de matéria acumulada é muito menor.
Em relação às coisas que correram menos bem nestes meses, tenho apenas uma coisa a apontar. Uma das disciplinas que eu escolhi ter este ano é API (Aplicações Informáticas). Basicamente aprendemos linguagem de programação, aprendemos a mexer no photoshop, a editar vídeos... Parece fácil e eu pensava que me ia ajudar a subir a média mas, pelo contrário, só me está a "lixar" a vida. É a única coisa que não está a correr como eu esperava, a única disciplina que me arrependo de ter escolhido.
Por outro lado, há uma disciplina que eu escolhi e que estou a adorar ter. Desde o momento em que soube que podia optar por ter a disciplina de psicologia que não pensei duas vezes. É uma área que me interessa, acho interessante perceber como funciona a mente humana e como o cérebro é capaz de reagir perante as diferentes situações. Não me arrependo de todo de ter escolhido a disciplina de psicologia porque está a valer totalmente a pena, é fácil de aprender e estou a conseguir ter muitos boas notas.
Em relação às notas da pauta, só saem na próxima semana. Sempre disse aqui que não sou aluna de vinte e tudo o que eu consigo é por mérito do meu esforço e do meu estudo individual. Não vou ter nenhuma negativa e espero que as minhas avaliações oscilem entre os catorze e os dezasseis valores.
Na próxima semana, arranca o segundo e último semestre de aulas. Sei que vão ser meses especialmente exigentes e desafiantes que culminam com a derradeira fase dos exames nacionais. Vou continuar a dar tudo por tudo, vou continuar a esforçar-me, a ser dedicada, a lutar por aquilo que sei que mereço. Algo que me irrita profundamente são injustiças, professores que substimam, não reconhecem nem dão o devido valor aos alunos. Professores que não incentivam, nem falam connosco, nem partilham as suas preocupações sobre o nosso progresso escolar. Consigo imaginar e compreender que exercer a profissão de professor e ensinar centenas de jovens não é fácil, por isso mesmo nunca me passou pela cabeça seguir esse caminho futuramente, mas pelo menos é necessário haver um bocadinho de empatia e bom senso, coisa que muitas vezes é inexistente.
Bem, creio que disse tudo o que tinha para dizer. Espero ter sido clara e não me ter esquecido de nada. Agora é tempo de descansar, ainda que sejam só por cinco dias, e ganhar "coragem" para enfrentar o que vem a seguir. Por agora é tudo, espero que tenham gostado, que fiquem bem e partilhem este texto para ajudar o blog a chegar a mais pessoas.
Um beijo e até breve.
- Carina Subtil
Comentários
Enviar um comentário