Hoje é o último dia de 2025 e eu não tenho palavras para descrever a montanha-russa que foi este ano. Foi tudo menos um ano tranquilo.
Como sabem, sempre gostei mais da passagem de ano do que do Natal, mas não estou muito entusiasmada desta vez.
2025 foi um ano marcado pelo final da minha licenciatura - que é um algo que me deixa bastante orgulhosa de ter conseguido - mas também por vários problemas a nível pessoal, nomeadamente duas perdas de dois familiares. No entanto, no meio da tempestade que assolou a minha família várias vezes, conseguimos encontrar alguma coisa boa, conseguimos ganhar força e coragem no amor e na união. Mas é claro que fico triste. O que me deixa mais triste é saber que estou a perder algumas pessoas que eram fundamentais, e que por motivos de força maior estão a desaparecer. Mais uma vez, gostava de deixar uma palavra de solidariedade e de força para todos aqueles que perderam algum familiar ou alguma pessoa importante este ano. De qualquer forma, gosto de pensar que aqueles que partiram estão numa outra dimensão a olhar por aqueles que cá ficam.
Também gostava de partilhar que, ao longo destes meses, muitos dos meus traumas e muitas das minhas inseguranças vieram novamente ao de cima. Inseguranças e traumas esses que eu julgavam estarem ultrapassados e resolvidos, mas não podia estar mais enganada. Essa é uma das coisas que, sem dúvida, quero trabalhar e "resolver" no próximo ano, com ajuda especializada. Porque não é vergonha nenhuma reconhecermos que precisamos de ajuda e não conseguimos lidar com tudo sozinhos.
Confesso que, este ano, que hoje acaba, não li muito e escrevi menos ainda. Escrevi mesmo muito pouco e não me perguntam porquê, porque também não tenho uma justificação para dar. Talvez tenha sido por falta de tempo, de motivação, de inspiração, de acontecimentos felizes. Uma das minhas metas para 2026 é precisamente ler mais e escrever mais. Voltar a recuperar essa parte de mim que se perdeu pelo caminho. Gostava também de conseguir concretizar dois objetivos pessoais, pois estou a trabalhar muito para isso.
Espero sinceramente que 2026 seja um ano muito melhor, para mim, para os meus amigos e para a minha família, com mais amor, paz e saúde. Quero passar mais tempo com os meus amigos, com a minha família; estar mais presente, criar mais memórias. E para eles desejo muita saúde, acima de tudo. Porque sem saúde, valemos muito pouco.
Antes de terminar, queria reconhecer também que errei muitas vezes este ano. Mas a vida é assim; estamos constantemente a errar, a aprender, a crescer. Quero ser uma pessoa melhor, quero fazer melhor.
Sem mais para dizer, acho que vou ficar por aqui. Não quero que este seja um texto depressivo, mas sim reflexivo. Esta época do ano é feita, inevitavelmente, de nostalgia, de reflexão, de agradecimentos e de perdão.
Se leram este texto até ao fim, obrigada!
Espero que entrem em 2026 com o pé direito e que o novo ano vos traga muitas coisas boas.
Obrigada por me terem acompanhado em 2025! Vemo-nos em 2026!
Um beijo!
- Carina Subtil

Comentários
Enviar um comentário